segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Viver com menos

Se é pra estar na moda, vou aderir ao que é produtivo, como a onda de viver com menos.
Ando pelo meu apartamento e vejo quanta coisa comprei, gastando meu rico dinheirinho, que na realidade não são necessárias.
Estava na casa da minha mãe, sem fazer nada a não ser bocejar, e encontrei uma Revista Galileu que trazia uma matéria sobre pessoas que optaram por reduzir seus pertences drasticamente. Adorei a idéia. O cara da matéria lincada fez uma lista de 230 coisas. Juro que a minha vai dar mais de 2.000. Juro. Só listei os livros. 273. Duzentos e setenta e três livroooooos. Isso se eu não esqueci algum que está escondido no meio da bagunça. Só os do ano passado, adquiridos, fora 21. Li só 10 deles. Os outros esperam pacientemente em uma enorme pilha na minha mesa de cabeceira.

Listinha dos 21 de 2010:
1. Cem Anos de Solidão (Gabriel Garcia Marquez) - Relido
2. O Livro Essencial da Cozinha Asiática - Lido
3. Comer, Rezar, Amar (Elizabeth Gilbert) - Lido
4. Olhos de Cão Azul (Gabriel Garcia Marquez) - Lido
5. Fugindo do Ninho (Richard Bach) - Lido
6. O Livro Orange (Osho) - Lido
7. Arrume a sua bagunça com Feng Shui (Karen Kingston) - Já li. Não riam.
8. Como Ser Saudável Sem Ser Um Chato (Dr. David J. Clayton/Laura Vanderkam) - Lido
9. Emagreça com Saúde (Dr. Alberto Mosa) - Lido
10. Pitágoras (Carlos Brasílio Conte) - Lido
11. Análise do Caráter (Wilhelm Reich) - Trechos Lidos
12. Ervas, Temperos e Condimentos de A a Z (Tom Stobart) - Li sobre meus temperos favoritos
13. Caim (José Saramago) - Começado
14. Impecável (Shannon Lush e Jennifer Fleming) - Comecei a ler. ´
15. Ser Como o Rio que Flui (Paulo Coelho) - Li alguns textos
16. A Ilha Sob o Mar (Isabel Allende) - Na espera
17. Moura Louca (Paulo Saab) - Nem aberto ainda
18. A Mão que Cria (Octávio Aragão) - Na espera
19. O Osso Branco ( Barbara Gowdy) - Nem aberto
20. Saramago Biografia (João Marques Lopes) - Não me lembro de ter comprado... Como foi parar na minha cabeceira? Não Li.
21. Trem-bala (Marta Medeiros) - Não Li

O que eu tenho mais dificuldade para me desfazer são os livros. Mesmo que eu não os abra com frequencia. Os que são meus favoritos e não me desfaço nem em caso de guerra. Destes de 2010, vou manter os do Gabriel, o da Isabel e o do Saramago... O do Reich... Os de receitas. E os não lidos... Ou seja, quase todos. hahaha
Isso vai ser mais difícil do que eu pensei.
Agora, vou ler Caim.

Um comentário:

  1. Eu tenho uma séria tendencia de gostar dessa coisa de "minimalismo". As vezes eu tenho vontade de pirar o cabeção e começar denovo a vida.... Doar tudo o que eu tenho e ficar só com o impressindível.

    Sabe, quando eu saí da casa da minha mãe, pra morar com meu marido, metade das minhas coisas ficaram lá! E nem senti falta (o que eu senti eu fui lá buscar)

    então, achoque eu até que me daria bem,...

    Mil beijso

    ResponderExcluir