domingo, 20 de março de 2011

Ruptura total de alguma coisa

Estou passando por um momento difícil. 
Duas sextas-feiras atrás eu estava brincando com o filho de uns amigos -  uma criaturinha encantadora de quatro anos - quando enfiei o pé num buraco e rompi o... não foi o tendão... enfim, rompi alguma coisa no meu tornozelo. Desde lá, não pude mais encostar o pé no chão. Ele está numa cor linda, roxo amarelada e parece um pão sovado que foi colocado para crescer. Já passei uma semana com uma tala de gesso, agora uso um  suporte elástico pra não movimentar o pé. Estou aprendendo a dirigir as muletas e tudo dá muito trabalho para ser feito.
Eu ouvia falar na questão da mobilidade urbana para os deficientes físicos, mas nunca tinha dado muita atenção, até fazer amizade com um rapaz cadeirante e perceber como as coisas não são pensadas para que todas pessoas possam ter acesso. Acredito que o custo para se fazer uma rampa é o mesmo do da instalação de uma escada, por exemplo. E subir uma rampa é tão mais fácil quando a gente precisa de muletas! Sentindo na minha própria pele a dificuldade para me movimentar, entendo melhor. Eu já admirava este meu amigo por tudo o que ele é e faz, sem considerar as dificuldades que ele enfrenta, mas agora eu admiro muito mais.
Eu tenho vontade de chorar, me irrito, desisto, fico um dia inteiro sem sair da cama porque eu sei que quando eu sair na rua, o degrau da calçada é grande demais e eu não vou conseguir subir ou descer sem fazer um esforço tremendo ou pedir que alguém me dê um apoio porque tenho medo de cair com as muletas. Isso que eu só fui até o médico e do médico pra casa. 
O meu caso é temporário, mas e se não fosse?

3 comentários:

  1. Juuuuu! Menina eu tao feliz de te ver postando de novo! Qdo eu vi q vc postou no meu blog abandonado... Corri pra ver o teu blog! Jah bolei de rir com seus posts! To kerendo voltar pra minha velha R.A mais a preguiça e a gula nao deixam! Agora por ex. Estou devorando um pao doce... Pra q? Soh pra sujar o dente e somar mais algumas calorias, q jah nao sao poucas em minha borracharia situada na cintura! Pq hem? Eu nao consigo dizer nao a comida? Aff! No fim do ano passado o q me impediu de continuar as minhas caminhadas fi uma torçao ridicula q eu sofri no pe esquerdo... Eu tava de tenis! Pode? Se eu estivesse pelo - no alto de um salto agulha poderoso de 10 cm... Seria menos humilhante! Passei uma hera sem conseguir forçar o pe! Eh realmente uma barra isso! Força mocinha! Procure um medico... Vc deve precisar de cirurgia viu! Bjuz fia! Boa recuperaçao! Ah! Nao deixa de postar no blog hem? Al!ne

    ResponderExcluir
  2. É, né! É na hora do aperto que a gente enxerga a realidade. Quando eu fiquei com a mão direita engessada eu também tive esse estalo aí que você teve.

    Eu ainda acho que o pior não é a falta de acessibilidade. É se achar que aquela rampa tão mal-feita na má vontade serve de alguma coisa.

    Porque, vá dizer, tem cada coisa por aí que mais parece duas!

    Mas foque no futuro. Esse seu presente aí vai se tornar passado dentro de pouco tempo. E não é só a acessibilidade que te deixa irritada... é toda a sua condição.

    Então, tenha só mais um pouco de paciência!

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Ah! Não sei se seu banheiro-dos-sonhos vai ou não ficar cafona. Mas, os sonhos são pra ser sonhados, não é?

    Beijão

    ResponderExcluir