segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A última vez que eu andei de bicicleta



Vocês sabem por que eu parei de andar de bicicleta? É uma história ridícula, mas é verdade. Eu tinha uns 13 ou 14 anos a última vez que subi numa. Eu tinha uma Caloi Ceci cor de rosa, daquelas antigas, parecida com essa aí do lado. Ela tinha esse banco estofadinho, com uma mola embaixo, que dava um sacolejo e rangia. Eu, em plena adolescência, encasquetei que ela rangia porque eu era gorda e que todo mundo reparava na coitada da bicicleta embaixo da gorda. Então eu parei de andar. Isso e eu ter levado um tombo bem na frente da academia, na hora que os meninos do Karatê saiam da aula. Quebrei a perna e tive que ser carregada para o hospital por uma passante. Uma gorda esborrachada e cheia de vergonha. Mandei matar a bicicleta. Na verdade minha irmã mais nova, que pesa horrendos 50kg, ainda a usa para passear pela praia. E a bicicleta range, como sempre.
Eu também parei de lutar Judô por ser gorda. Eu estava treinando na academia e como eu pesava 90kg e as meninas pesavam 50kg, não tinha muita graça lutar contra elas, então eu enfrentava os meninos. Um dia a gente fez um treino onde lutavamos uns contra os outros, com as normas de competição. Coube a mim enfrentar um gurizinho minúsculo, mas três faixas na minha frente. Nossa luta foi feia, eu era muito pesada para ele e ele tinha muito mais técnica que eu. Ele venceu, mas eu briguei até o final! O juiz me elogiou, disse que eu tinha garra e futuro no esporte. Eu saí derrotada, mas bem feliz. Só que, ao passar pela platéia, uma mulher disse que eu era um monstro. Aquilo me atingiu de uma maneira que eu nunca mais fui lutar. Acho que eu tinha 17. Sinto saudade do tatame até hoje. No Jazz eu era a gordinha que ficava atrás de todo mundo. No colégio, a última a ser escolhida nos jogos de Handball e Voley. A que levava xingão por se atrasar na corrida em torno do colégio.
Comecei a revirar tudo isso tentando descobrir porque eu fico tão mau humorada na academia. Sou uma pessoa bem humorada, na maioria do tempo. Mas é colocar o tênis que minha cara fecha e eu fico me sentindo a última das criaturas. Feia e incompetente. É, minhas experiências com atividades físicas não foram das melhores e acho que isso me afeta até hoje. Fui uma vítima da deseducação física.
Quem sabe eu volto para o Judô ou para as aulas de dança de salão que eu gostava tanto... Estou procurando uma atividade que não me faça sentir deslocada. Alguma idéia?

domingo, 27 de setembro de 2009

Eu queria ir ao cinema para comer doces.



Aham. Aconteceu hoje. Eu queria ir ao cinema para ver um filminho inocente, mas eis que a alma de gorda me assalta e eu fico pensando que podeira passar na loja de doces e comprar alguns chocolates e drágeas para comer durante o filme. Me deixei conquistar por essa idéia e, sem perceber, eu já estava querendo ir ao Shopping para comer e não para ver o filme! Resolvi não ir, já que era uma desculpa para comer.
É uma luta com a gula. Gula é um monstro gordo (deve pesar uma tonelada de angústia), mas apesar de ser gordo, ele é discreto e rápido. A gente não consegue perceber quando ele vem se aproximando, só quando ele te agarra de toma conta do teu corpo! E não tem exorcismo que tire de dentro de você! Quando ele toma conta, seu corpo vai tomando a forma do Gula, pouco a pouco, ficando maior, maior, maior!

Estou passando creminhos no corpo e no cabelo, deixando as unhas e a depilação sempre em dia,bebendo água e caminhando. É tão gostoso se cuidar, não é? O problema é que tudo toma tempo...


Falando em prazeres sensuais, eu estou viciada em enfiar a mão dentro do vaso de bolinhas de gel! Vocês sabem aquelas bolinhas que a gente coloca na água para hidratar e elas ficam do tamanho de uma bola de gude, meio escorreguentinhas e brilhosas? Pois então, tenho um prazer quase sexual em enfiar a mão no vaso de bolinhas. Estou destruindo a decoração da cozinha. Experimentem. É melhor que apalpar um maço de correntes de bijuterias nas lojas Renner, ou franjas de couro nos camelôs. Prazeres estranhos... Eu poderia ser viciada só nessas coisas
estranhas e não em comida. Eu queria experimentar entrar numa piscina dessas bolinhas! Como a vovó na piscina de macarrão no filme Patch Adams.

No mais, estou motivada e emagrecendo!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

2 dias


Dois dias sem cair em tentação! Estou louca para continuar invicta amanhã.

Esses dois quilos que eu pesei a mais na quinta-feira pode ser (um pouco, pelo menos) por causa da retenção de líquidos "daqueles" dias. Assim espero.
Não caminhei nem ontem, nem hoje. Não tenho vontade quando estou assim. Convenhamos, caminhar de absorvente é uma coisa muuuuito desagradável.

Hoje é só, agora vou dar uma voltinha por aí, ver o que anda rolando pelos blogs de vocês!

domingo, 20 de setembro de 2009

Por fora é o reflexo de dentro


Estou lendo o livro Movimento para a autocura, de Meir Schneider. Muito interessante para quem gosta de terapias alternativas e medicina complementar. A terapia de Meir consiste em vários exercícios de cura, mas para chegar aos resultados, é exigido esforço e disciplina. É o mesmo caso de curar-se da obesidade (tudo bem, curar não dá, mas livrar-se dos sintomas, dá.), precisamos de esforço e discipina. Na página 74, Meir fala sobre a resistência interior à cura, comentando que uma paciente que tinha tido polio, aplicou-se com afinco aos exercícios, superando a dor, o cansaço, o medo e todas essas coisas que trabalhar-se envolve, mas quando estava melhorando muito e quase caminhando com naturalidade, hesitou. Ele comenta que o ato de mancar tornara-se uma parte do que ela era e é muito difícil livrar-se de hábitos tão arraigados.

Sinto que isso acontece comigo. Quando me dou conta que estou emagrecendo e mudando minhas formas, me desespero e volto a comer muito, mais do que comeria normalmente. Ser gorda faz parte de mim, pois sou gorda desde criança. Às vezes me assusta o que serei se não tiver mais a minha gordura. Calma, meninas, isso não é consciente, isso acontece por trás dos panos da mente... Conscientemente quero emagrecer, mas existe algo que me atrapalha, que me impede que eu cumpra o que eu prometi a mim mesma, é a inconsciência.

Hoje, quando desci do ônibus, voltando da casa da minha mãe, a única coisa que eu conseguia pensar era em comer. E comer coisa de gorda, como xis, salgadinho e pizza. Que sofrimento! Eu estava na fissura, como um viciado em busca da droga. Tudo que eu via era restaurante e todo o cheiro que eu sentia era cheiro de comida! Eu pensava, "pára, Juliana, pára de pensar em comer". Acabei comendo Doritos. Perdi.


Pra combater isso, vou lançar o desafio "NÃO, TENTAÇÃO!" hehehe

Isso até ficou engraçado de dizer, mas na verdade, não tem graça, vou ter que ter uma p... força de vontade. O negócio é o seguinte: ou postar todos os dias, bem visível no blog, um aviso onde dirá: XX dias sem sucumbir à tentação! Como aquelas fábricas onde lê-se: XX dias sem acidentes. Não posso deixar passar nenhuma. Com essa radicalidade quero me acostumar a dizer não pras coisas que não me ajudam na minha meta, às que não estão programadas no meu cardápio. Começo amanhã, quando eu resistir à todas as tentações do dia. ;)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O resultado que eu mereci

Toma!
Hoje fui à nutri, depois de duas semanas sem aparecer e comento tudo que passava pela minha frente.
Resultado: +1.650kg.
Agora peso oficialmente 97,00Kg.
O que eram 10kg para serem exterminados até janeiro de 2010, viraram 12kg.
Hoje estou cansada, triste e frustrada. Vou pensar sobre o que eu quero e como quero e volto aqui pra contar o que eu vou fazer para resolver o meu problema.
Até mais.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ganhei um selinho!!!

Calma... calma... Ninguém, andou me beijando.

O selinho que ganhei foi esse:

Regras: Linkar o blog que te passou(foi a Miriam!) , indicar 5 amigas e avisá-las.
Responder as seguintes perguntas:
1- Mania: cutucar acnes, pelinhos ou qualquer coisa áspera no rosto.
2 - Pecado capital: Gula, sem dúvida.
3 - Melhor cheiro do mundo: bafinho de filhote de cachorro
4 - Se dinheiro não fosse problema, eu faria: viajaria o mundo, morava um ano em cada país.
5 - Casos de infância: judiava das minhas irmãs, não sei como elas ainda me amam.
6 - Habilidade como dona de casa: cozinheira!
7 - O que eu não gosto de fazer em casa: Tudo, a não ser cozinhar. hehehe
8 - Frase: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena."
9 - Passeio para o corpo: acampar na beira da água.
10 - Passeio para a alma: Ler Rubem Alves
11 - O que me irrita: Duzentas pessoas me chamando e pedindo coisas ao mesmo tempo (vide trabalho)
12 - Frase ou palavra que fala muito: Nenê sabe, nenê faz.
13 - Desce do salto e sobe o morro quando: Quando mexem com minhas irmãzinhas!
14 - Talento oculto: leitura do Tarô.
15 - Não importa que seja moda, não usaria nem no meu enterro: Ombreiras, vestido de noiva tipo bolo, manga bufante, qualquer cor neon... esses troços anos 80 que estão ameaçando voltar... aaaaai que meda
Indico: Aline, Juliana, Gô, Muriel e Patty!!!
Comi no Mc mais uma vez!!!!
Eu tava fazendo tão bonito... daí comi pizza e Mc. Malvada, malvada, malvada!
Mas fiz coisas certas tb. Caminhei 1h segunda e 1h hoje! Parou de chover, finalmente!
Eu sai com uns amigos esses dias e dois deles estavam reclamando que estavam gordos e blá blá blá. É claro que esse assunto veio à baila numa mesa de buteco... Eu brinquei: "Vocês deveria parar de me convidar pra me encachaçar e me apoiar na minha meta, me convidem pra fazer algum esporte!" Não é que os dois toparam a caminhada? Agora somos três caminhantes-gargalhantes, porque damos muita risada enquanto caminhamos. Além do que, somos o esquadrão J: João, Jean e Juliana. hahaha
Vamos que vamos, então. Quinta não vou faltar à reunião com a nutri. Promessa.

sábado, 12 de setembro de 2009

É difícil dizer não para...

É difícil dizer não para o convite dos amigos para ir se empanturrar na pizzaria?
Hoje eu caí nessa.
Até as 23h tudo estava bonito, então eu fui ao cinema e me convidaram para esticar até a pizzaria... Eu fui e comi muito. Tinha buffet de saladas, mas eu comi até pizza de chocolate com calda de chocolate... Que redundância absurda.
Agora estou aqui, com a auto estima no dedão do pé com chulé.
Hoje acordei às 14h30... móóóóóóó
No almoço, peguei o que sobrou do frango que usei no saladão e fiz um rizoto bem gostozin, com salada de repolho e alface e suco de gelatina diet de uva. O único problema é que botei a gelatina na geladeira pra gelar um pouquinho e ela ficou meio dura. hehehe
Não comi o lanche da tarde, o que me fez ficar morta de fome no cinema e ceder a tentação da pizza. No meio do filme eu já estava pensando em comer. Isso que eu comprei Coca Light pra acompanhar o filme, enquanto todo mundo me tentava com as pipocas. Depois disso fui pra pizzaria e vocês já sabem o que eu fiz.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Saladão no jantar.

Ok, ok. A foto tá horrível, tremida, fora de foco. Mas o gostinho, hummmm.
Receitinha: Saladão de frango com trigo da Jujuba
1 tomate cortado em pedaços
1 porção de repolho em tirinhas
1 porção de alface em pedaços
1 cebola cortada em tiras
nabo ralado
cenoura ralada
meia xícara de trigo em grãos
1 porção de carne de franco moída
molho de pimenta vermelha
coentro em pó
Cozinhe os grãos de trigo na água, com um pouquinho de sal até ficar macio, escorra e deixe esfriar. Cozinhe o frango com sal, um pouquinho de coentro em pó e molho de pimenta vermelha e deixe esfriar. Misture o frango e o trigo e reserve. Em uma tigela, misture todas os vegetais e tempere com sal e vinagre/limão. Abra um espaço no centro da tigela, empurrando a salada pra as bordas da tigela e no centro acomode o frango com trigo.
Molho pro saladão:
3 colheres de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de sobremesa de gergelim preto (fica bonitinho)
3 colheres de sopa de molho de tomate
pimenta vermelha a gosto
Misture tudo e derrame por cima da salada e do frango. É bem picante, ao meu gosto. Dá ra botar azeite se precisar aumentar o HDL, como eu. Mas só na dose recomendada pela nutri!
Tomei vergonha na cara e resolvi voltar a toda. Pensando que eu quero estar com 85 quilos nas festas de ano novo e que faltam 111 dias pra chegar lá, que dividido por 7 dá 15 arredondando. São quinze semanas para acabar com 10 quilos pesadões... Tenho que mandar para o espaço 0,670 gramas por semana. Não é impossível. Meu raciocínio lógico é nulo. Se isso estiver errado, gritem. Aho que só com a dieta não vai dar esse resultado. Vou precisar me exercitar. Hoje já aboli o elevador e não deixei que meu colega que me dá carona me levasse em casa, mas me deixasse no caminho por onde ele passa, pra que eu caminhasse algumas quadras.
Comi cereal com leite pela manhã, em vez do suco e do pão, porque meu dia começou com imprevistos. Consegui trocar os pães do almoço por arroz integral e atum e salada de cenoura, couve-flor e beterraba. Gostei da troca porque melhor arroz integral que pão branco. E ele tava temperadinho com curry, pimentão e cebola... hummmm. O lanche foi uma banana, melhor que a barra de cereais. Merenda certinha e o jantar foi o saladão que coloquei aí em cima. Como comi uma maçã antes de ir ao supermercado porque estava com muita fome, não cou comer o mamão da ceia, até porque vou dormir cedinho hoje.
Uf, bonito, não?
Amanhã vou ao ginásio de esportes pra correr. Se ele não estiver abrigando o pessoal que teve as casas atingidas pela enchente... essa chuva não para! O rio tá transbordando. Amanhã a defesa civil da cidade vai fazer uma força tarefa pra alcançar o pessoal com problemas e que está correndo risco. Que coisa chata. Ter que sair de casa por causa da chuva, correr perigo, perder as coisas... Que o povo se ajeite.
Fé em Deus e pé na tábua!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Tó na cara!

Não resisti, tive que voltar pra mostrar o tapa na cara que a Muriel acabou de me dar:

"A diferença entre o razoável e o bom, é um pequeno esforço extra".
Toma, papuda! Vai trabalhar!

Será que eu me odeio?


Só tem uma explicação para o que eu venho fazendo nessa semana: eu me odeio. Não tem outra explicação. Comi no McDonald três dias seguidos!!! Estou mal do estômago, mal hálito, pele cheia de espinhas, mais lustrosa que bota de coubói de apartamento, mau humor, a barriga inchada e proeminente... sem falar que meu intestino resolveu que não vai mais funcionar até que eu volte a comer direito.

Estava tão envergonhada que acabei não indo à reunião por duas semanas seguidas, porque eu tenho certeza que engordei uns três quilos.

Mas não posso me deixar abater. Preciso continuar, voltar aos trilhos, fazer certo, me cuidar. Preciso, também, parar de achar desculpas pra não fazer o que deve ser feito. Fico tão feliz com as meninas que estão tão dedicadas e vencendo e sei que posso ser assim também, só é preciso disciplina. Não quero apenas ser feliz por elas, quero ser feliz com elas.
Amanhã pela manhã vou começar com um suco de laranja e um pão francês sem miolo, com uma fatia de queijo derretido. Ali pelas 10h, vou comer uma maçã. Às 12h30 vou comer dois pães franceses (sem miolo) com atum, alface americana e pepino em conserva cortado pequenininho. Vou tomar um suco de uva light. Às 15h vou comer uma barra de cereais. Às 18h vou comer flocos de milho com iogurte e às 21h vou comer um saladão de folhas, com tomate, cenoura, frango desfiado e torradinhas. Como ceia... mamão!

Não é beeeeeeem o ideal, tem muito pão branco, mas vai ser o que dá pra fazer amanhã, com o dia cheio e o pouco tempo que vou ter pra preparar tudo. No sábado, vou me esmerar em fazer um cardápio mais balanceado.
Outra coisa que preciso urgente dar conta são os exercícios físicos. Meu Deus, como eu estou preguiçosa! Só chove e chove e eu nem pra subir as escadas do edifício.
Ok, ok. A meta é: menos 10 quilos até o natal. Vou ter que me rachar pra correr atrás do preju. Vou ter que diminuir as calorias diárias e mandar ver no exercício... Vou conversar com a nutri, pra ver se dá.
Fé em Deus e pé na tábua!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A Volta dos que não foram!!!


Ahahahaha, mas eu tô rindo à toa.

Banda larga, hein, que maravilha. Tudo baixa rapidinho, sem estresse. Tô me sentindo na freeway, só vai.

A RA também, só vai... no churrasco, na pizza, no shoarma, no chocolate... Só porque eu consegui dar um tchau para 1,5 kg nas férias, eu tô achando que posso me empanturrar.

Hoje comi fritura no almoço. Ontem comi Shoarma. Anteontem, pizza. Segunda, chocolate. Domingão? Churrasco. Sábado? Porre de Smirnoff Ice. Que mer**, hein?

Vocês fizeram falta!

Vou começar, de novo, de novo, de novo e... ai, perdi as contas.


Obs.: Post curtinho que é pra dar tempo de visitar a mulherada.