domingo, 20 de setembro de 2009

Por fora é o reflexo de dentro


Estou lendo o livro Movimento para a autocura, de Meir Schneider. Muito interessante para quem gosta de terapias alternativas e medicina complementar. A terapia de Meir consiste em vários exercícios de cura, mas para chegar aos resultados, é exigido esforço e disciplina. É o mesmo caso de curar-se da obesidade (tudo bem, curar não dá, mas livrar-se dos sintomas, dá.), precisamos de esforço e discipina. Na página 74, Meir fala sobre a resistência interior à cura, comentando que uma paciente que tinha tido polio, aplicou-se com afinco aos exercícios, superando a dor, o cansaço, o medo e todas essas coisas que trabalhar-se envolve, mas quando estava melhorando muito e quase caminhando com naturalidade, hesitou. Ele comenta que o ato de mancar tornara-se uma parte do que ela era e é muito difícil livrar-se de hábitos tão arraigados.

Sinto que isso acontece comigo. Quando me dou conta que estou emagrecendo e mudando minhas formas, me desespero e volto a comer muito, mais do que comeria normalmente. Ser gorda faz parte de mim, pois sou gorda desde criança. Às vezes me assusta o que serei se não tiver mais a minha gordura. Calma, meninas, isso não é consciente, isso acontece por trás dos panos da mente... Conscientemente quero emagrecer, mas existe algo que me atrapalha, que me impede que eu cumpra o que eu prometi a mim mesma, é a inconsciência.

Hoje, quando desci do ônibus, voltando da casa da minha mãe, a única coisa que eu conseguia pensar era em comer. E comer coisa de gorda, como xis, salgadinho e pizza. Que sofrimento! Eu estava na fissura, como um viciado em busca da droga. Tudo que eu via era restaurante e todo o cheiro que eu sentia era cheiro de comida! Eu pensava, "pára, Juliana, pára de pensar em comer". Acabei comendo Doritos. Perdi.


Pra combater isso, vou lançar o desafio "NÃO, TENTAÇÃO!" hehehe

Isso até ficou engraçado de dizer, mas na verdade, não tem graça, vou ter que ter uma p... força de vontade. O negócio é o seguinte: ou postar todos os dias, bem visível no blog, um aviso onde dirá: XX dias sem sucumbir à tentação! Como aquelas fábricas onde lê-se: XX dias sem acidentes. Não posso deixar passar nenhuma. Com essa radicalidade quero me acostumar a dizer não pras coisas que não me ajudam na minha meta, às que não estão programadas no meu cardápio. Começo amanhã, quando eu resistir à todas as tentações do dia. ;)

Um comentário:

  1. kkkk vc tem razão... naum nos sentimos bem com essa capa de gordura, mas ela tb nos protege... a gnt se sente menos cobrada com ela... e sem ela, como viveremos? eh inconsciente, mas eh verdade! beijos

    ResponderExcluir