segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A última vez que eu andei de bicicleta



Vocês sabem por que eu parei de andar de bicicleta? É uma história ridícula, mas é verdade. Eu tinha uns 13 ou 14 anos a última vez que subi numa. Eu tinha uma Caloi Ceci cor de rosa, daquelas antigas, parecida com essa aí do lado. Ela tinha esse banco estofadinho, com uma mola embaixo, que dava um sacolejo e rangia. Eu, em plena adolescência, encasquetei que ela rangia porque eu era gorda e que todo mundo reparava na coitada da bicicleta embaixo da gorda. Então eu parei de andar. Isso e eu ter levado um tombo bem na frente da academia, na hora que os meninos do Karatê saiam da aula. Quebrei a perna e tive que ser carregada para o hospital por uma passante. Uma gorda esborrachada e cheia de vergonha. Mandei matar a bicicleta. Na verdade minha irmã mais nova, que pesa horrendos 50kg, ainda a usa para passear pela praia. E a bicicleta range, como sempre.
Eu também parei de lutar Judô por ser gorda. Eu estava treinando na academia e como eu pesava 90kg e as meninas pesavam 50kg, não tinha muita graça lutar contra elas, então eu enfrentava os meninos. Um dia a gente fez um treino onde lutavamos uns contra os outros, com as normas de competição. Coube a mim enfrentar um gurizinho minúsculo, mas três faixas na minha frente. Nossa luta foi feia, eu era muito pesada para ele e ele tinha muito mais técnica que eu. Ele venceu, mas eu briguei até o final! O juiz me elogiou, disse que eu tinha garra e futuro no esporte. Eu saí derrotada, mas bem feliz. Só que, ao passar pela platéia, uma mulher disse que eu era um monstro. Aquilo me atingiu de uma maneira que eu nunca mais fui lutar. Acho que eu tinha 17. Sinto saudade do tatame até hoje. No Jazz eu era a gordinha que ficava atrás de todo mundo. No colégio, a última a ser escolhida nos jogos de Handball e Voley. A que levava xingão por se atrasar na corrida em torno do colégio.
Comecei a revirar tudo isso tentando descobrir porque eu fico tão mau humorada na academia. Sou uma pessoa bem humorada, na maioria do tempo. Mas é colocar o tênis que minha cara fecha e eu fico me sentindo a última das criaturas. Feia e incompetente. É, minhas experiências com atividades físicas não foram das melhores e acho que isso me afeta até hoje. Fui uma vítima da deseducação física.
Quem sabe eu volto para o Judô ou para as aulas de dança de salão que eu gostava tanto... Estou procurando uma atividade que não me faça sentir deslocada. Alguma idéia?

2 comentários:

  1. que bom, pq eu tb naum sou jmuito serena naum kkkkkk beijos mil!

    ResponderExcluir
  2. Ah, Jujuba ... precisa deixar essas histórias no passado e viver o presente! O que quiser fazer hoje, vc pode, é só querer.
    Bjs.

    ResponderExcluir